Guia de Setup AMS

ITENS DE CONFIGURAÇÃO DO SETUP AMS

Itens do setup dos carros do AMS/rFactor de forma simples, rápida e direta.

MOTOR

1 – LIMITADOR RPM
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Aumenta a potência e também a temperatura do MOTOR; Diminui a confiabilidade.
Menor Nenhum Diminui a potência e também a temperatura do MOTOR; Aumenta a confiabilidade.
2 – TAMANHO DO RADIADOR
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Aumenta a refrigeração do motor; Diminui a Velocidade em Reta.
Menor Nenhum Diminui a refrigeração do motor; Aumenta a Velocidade em Reta.

PESO

3 – DISTRIBUIÇÃO DE PESO D/T
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Mais para dianteira Sai mais de traseira Nenhum
Mais para traseira Sai mais de frente Nenhum
4 – DISTRIBUIÇÃO DE PESO E/D
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Mais para esquerda Pende a esquerda Desgasta mais os pneus
Mais para direita Pende a direita Desgasta mais os pneus
5 – BLOQUEIO DE DIREÇÃO
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Diminui o Raio de Giro do Volante; Controle mais grosseiro e rápido do mesmo.
Menor Nenhum Aumenta o Raio de Giro do Volante; Controle mais Refinado e lento do mesmo.
6 – ROTAÇÃO DO VOLANTE
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Muitas voltas no volante para realizar uma simples manobra
Menor Nenhum Menos voltas no volante para realizar uma simples manobra

FREIOS

7 – DISTRIBUIÇÃO DE FREIOS D/T
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Mais dianteiro Sai mais de frente durante a frenagem Rodas dianteiras podem travar aumentando a distribuição de frenagem; menos chance de perder a traseira.
Mais traseiro Sai mais de traseira durante a frenagem Rodas traseiras podem travar aumentando a distribuição de frenagem; mais fácil de perder a traseira
50 – 50; Central Sai um pouco de traseira ou dianteira dependendo do balanço. Bom funcionamento depende do perfeito ajuste de peso; Asa; e diferencial.
8 – TAMANHO DUTO DE FREIO
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Aumenta a refrigeração do freio; Diminui a Velocidade em Reta.
Menor Nenhum Diminui a refrigeração do freio; aumenta a Velocidade em Reta.
9 – PRESSÃO DO FREIO
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Diminui a vida útil; As rodas podem travar com maior facilidade.
Menor Nenhum Aumenta a vida útil; As rodas não travam com facilidade.

AERODINÂMICA

10 – ASA DIANTEIRA
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Aumentar frente Sai mais de traseira  entrando nas curvas Aumenta o Grip na frente nas curvas; Gasta mais pneu; diminui a velocidade em reta.
Diminuir frente Sai mais de frente durante toda curva Diminui o Grip na frente nas curvas; gasta menos pneu; aumenta a velocidade em reta.
Aumentar frente e traseira neutro Aumenta Grip nas Curvas; Diminui a velocidade em reta.
11 – ASA TRASEIRA
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Aumentar traseira Sai mais de frente entrando nas curvas Aumenta o Grip na Traseira nas curvas; Gasta mais pneu; diminui a velocidade em reta.
Diminuir traseira Sai mais de Traseira  durante toda curva Diminui o Grip na traseira nas curvas; gasta menos pneu; aumenta a velocidade em reta.
Diminuir frente e traseira Neutro Diminui Grip nas Curvas; Mais velocidade em reta.

MARCHAS

12 – RELAÇÃO DE MARCHAS
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Longa Nenhum Aumenta a Velocidade Final; Reduz Aceleração.
Curta Nenhum Diminui a Velocidade Final; Aumenta Aceleração.

 

SUSPENSÃO

13 – PRESSÃO DOS PNEUS
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Quanto maior a pressão, mais duro o pneu; Ideal para circuito de muita reta, propiciando velocidade. Porém o carro escorrega mais nas curvas, saindo de frente e com maior possibilidade de rodar devido à menor área de contato com o solo.
Menor Nenhum Quanto menor a pressão, mais mole o pneu; Ideal para circuito com pouca reta e de baixa velocidade, propiciando grip e melhores curvas. Porém com elevado gasto devido ao grip.
14 – CAMBAGEM (INCLINAÇÃO)
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Mais dianteiro Nenhum Mais Grip nas curvas
Mais traseiro Nenhum Menos Grip nas curvas
Menos dianteiro Nenhum Menos Grip nas curvas
Menos traseiro Nenhum Mais Grip nas curvas
15 – CASTER
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Positivo Nenhum Mais estabilidade em velocidades altas, mas direção dura para manobras.
Negativo Nenhum Menos estabilidade em velocidades altas, mas direção leve para manobras.
Neutro Nenhum Estabilidade e direção equiparadas em estabilidade e conforto.
16 – COMPRESSÃO LENTA (MOLAS)
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Adere melhor às ondulações Quanto maior o valor, mais rápido ela trabalha.
Menor Dificuldade em aderir às ondulações Quanto menor o valor, mais lento ela trabalha.
17 – EXPANSÃO LENTA (MOLAS)
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Maior Nenhum Quanto maior o valor, mais suave ela trabalha. Absorve melhor as imperfeições da pista.
Menor Nenhum Quanto menor o valor, mais agressivo ela trabalha. Não absorve as imperfeições da pista.
18 – ESPAÇADORES
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Mais frente Sai mais de frente Permite usar um carro mais baixo sem que raspe muito no chão.
Menos frente Sai mais de traseira Carro pode raspar no chão mais fácil.
Mais traseira Sai mais de traseira Permite usar um carro mais baixo sem que raspe muito no chão.
Menos traseira Sai mais de frente Carro pode raspar no chão mais fácil.
Mais na frente e traseira Nenhum Permite usar um carro mais baixo sem que raspe  muito no chão.
Menos frente e traseira Nenhum Carro pode raspar no chão mais fácil.
19 – ALTURA
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Mais na frente Sai mais de frente em curvas rápidas. Fundo vai raspar menos no asfalto.
Menos na frente Sai mais traseira em curvas rápidas Fundo vai raspar mais no asfalto.
Mais na traseira Sai mais traseira em curvas rápidas. Fundo vai raspar menos no asfalto
Menos na traseira Sai mais de frente Curvas rápidas. Fundo vai raspar mais no asfalto.
Mais na frente e traseira Neutro Nenhum
Menos na frente e traseira Neutro Nenhum
20 – BARRA ESTABILIZADORA
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
+ Endurecer dianteira Carro sai mais de frente. Diminui o Grip em pistas onduladas; Gasta mais pneu; Carro mais arisco.
– Amolecer dianteira Carro sai mais de traseira; entra melhor nas curvas. Aumenta o Grip em pistas onduladas; Gasta menos pneu; Carro mais previsível.
+ Endurecer traseira Carro sai mais de traseira. Diminui o Grip saindo das curvas e em pistas onduladas; Gasta mais pneu; Carro mais arrisco.
– Amolecer traseira Carro sai mais de frente; Sai melhor das curvas. Aumenta o Grip em pistas onduladas; Gasta menos pneu; Carro mais previsível.
+ Endurecer dianteira e traseira Neutro Diminui o Grip saindo das curvas e em pistas onduladas; Gasta mais pneus; Carro mais arrisco.
– Amolecer dianteira e traseira Nenhum Carro pode ficar raspando no asfalto; Aumenta o Grip em pistas onduladas; Gasta menos pneu; Carro mais  previsível.
21 – CONVERGÊNCIA
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Mais na Frente Nenhum Melhor entrada de curva; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta.
Menos na Frente Nenhum Prejudica a entrada de curva; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta.
Mais na Traseira Nenhum Melhor estabilidade; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta.
Menos na Traseira Nenhum Prejudica a estabilidade; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta.
22 – SIMÉTRICO
Mudança Efeito no balanço do carro Outros efeitos
Sim Nenhum Os ajustes são iguais as quatro rodas.
Não Nenhum Os ajustes podem ser feitos individualmente em cada roda.
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