Guia de Setup AMS
ITENS DE CONFIGURAÇÃO DO SETUP AMS
Itens do setup dos carros do AMS/rFactor de forma simples, rápida e direta.

MOTOR
1 – LIMITADOR RPM |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Aumenta a potência e também a temperatura do MOTOR; Diminui a confiabilidade. |
Menor |
Nenhum |
Diminui a potência e também a temperatura do MOTOR; Aumenta a confiabilidade. |
2 – TAMANHO DO RADIADOR |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Aumenta a refrigeração do motor; Diminui a Velocidade em Reta. |
Menor |
Nenhum |
Diminui a refrigeração do motor; Aumenta a Velocidade em Reta. |
PESO
3 – DISTRIBUIÇÃO DE PESO D/T |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Mais para dianteira |
Sai mais de traseira |
Nenhum |
Mais para traseira |
Sai mais de frente |
Nenhum |
4 – DISTRIBUIÇÃO DE PESO E/D |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Mais para esquerda |
Pende a esquerda |
Desgasta mais os pneus |
Mais para direita |
Pende a direita |
Desgasta mais os pneus |
5 – BLOQUEIO DE DIREÇÃO |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Diminui o Raio de Giro do Volante; Controle mais grosseiro e rápido do mesmo. |
Menor |
Nenhum |
Aumenta o Raio de Giro do Volante; Controle mais Refinado e lento do mesmo. |
6 – ROTAÇÃO DO VOLANTE |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Muitas voltas no volante para realizar uma simples manobra |
Menor |
Nenhum |
Menos voltas no volante para realizar uma simples manobra |
FREIOS
7 – DISTRIBUIÇÃO DE FREIOS D/T |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Mais dianteiro |
Sai mais de frente durante a frenagem |
Rodas dianteiras podem travar aumentando a distribuição de frenagem; menos chance de perder a traseira. |
Mais traseiro |
Sai mais de traseira durante a frenagem |
Rodas traseiras podem travar aumentando a distribuição de frenagem; mais fácil de perder a traseira |
50 – 50; Central |
Sai um pouco de traseira ou dianteira dependendo do balanço. |
Bom funcionamento depende do perfeito ajuste de peso; Asa; e diferencial. |
8 – TAMANHO DUTO DE FREIO |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Aumenta a refrigeração do freio; Diminui a Velocidade em Reta. |
Menor |
Nenhum |
Diminui a refrigeração do freio; aumenta a Velocidade em Reta. |
9 – PRESSÃO DO FREIO |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Diminui a vida útil; As rodas podem travar com maior facilidade. |
Menor |
Nenhum |
Aumenta a vida útil; As rodas não travam com facilidade. |
AERODINÂMICA
10 – ASA DIANTEIRA |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Aumentar frente |
Sai mais de traseira entrando nas curvas |
Aumenta o Grip na frente nas curvas; Gasta mais pneu; diminui a velocidade em reta. |
Diminuir frente |
Sai mais de frente durante toda curva |
Diminui o Grip na frente nas curvas; gasta menos pneu; aumenta a velocidade em reta. |
Aumentar frente e traseira |
neutro |
Aumenta Grip nas Curvas; Diminui a velocidade em reta. |
11 – ASA TRASEIRA |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Aumentar traseira |
Sai mais de frente entrando nas curvas |
Aumenta o Grip na Traseira nas curvas; Gasta mais pneu; diminui a velocidade em reta. |
Diminuir traseira |
Sai mais de Traseira durante toda curva |
Diminui o Grip na traseira nas curvas; gasta menos pneu; aumenta a velocidade em reta. |
Diminuir frente e traseira |
Neutro |
Diminui Grip nas Curvas; Mais velocidade em reta. |
MARCHAS
12 – RELAÇÃO DE MARCHAS |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Longa |
Nenhum |
Aumenta a Velocidade Final; Reduz Aceleração. |
Curta |
Nenhum |
Diminui a Velocidade Final; Aumenta Aceleração. |

SUSPENSÃO
13 – PRESSÃO DOS PNEUS |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Quanto maior a pressão, mais duro o pneu; Ideal para circuito de muita reta, propiciando velocidade. Porém o carro escorrega mais nas curvas, saindo de frente e com maior possibilidade de rodar devido à menor área de contato com o solo. |
Menor |
Nenhum |
Quanto menor a pressão, mais mole o pneu; Ideal para circuito com pouca reta e de baixa velocidade, propiciando grip e melhores curvas. Porém com elevado gasto devido ao grip. |
14 – CAMBAGEM (INCLINAÇÃO) |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Mais dianteiro |
Nenhum |
Mais Grip nas curvas |
Mais traseiro |
Nenhum |
Menos Grip nas curvas |
Menos dianteiro |
Nenhum |
Menos Grip nas curvas |
Menos traseiro |
Nenhum |
Mais Grip nas curvas |
15 – CASTER |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Positivo |
Nenhum |
Mais estabilidade em velocidades altas, mas direção dura para manobras. |
Negativo |
Nenhum |
Menos estabilidade em velocidades altas, mas direção leve para manobras. |
Neutro |
Nenhum |
Estabilidade e direção equiparadas em estabilidade e conforto. |
16 – COMPRESSÃO LENTA (MOLAS) |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Adere melhor às ondulações |
Quanto maior o valor, mais rápido ela trabalha. |
Menor |
Dificuldade em aderir às ondulações |
Quanto menor o valor, mais lento ela trabalha. |
17 – EXPANSÃO LENTA (MOLAS) |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Maior |
Nenhum |
Quanto maior o valor, mais suave ela trabalha. Absorve melhor as imperfeições da pista. |
Menor |
Nenhum |
Quanto menor o valor, mais agressivo ela trabalha. Não absorve as imperfeições da pista. |
18 – ESPAÇADORES |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Mais frente |
Sai mais de frente |
Permite usar um carro mais baixo sem que raspe muito no chão. |
Menos frente |
Sai mais de traseira |
Carro pode raspar no chão mais fácil. |
Mais traseira |
Sai mais de traseira |
Permite usar um carro mais baixo sem que raspe muito no chão. |
Menos traseira |
Sai mais de frente |
Carro pode raspar no chão mais fácil. |
Mais na frente e traseira |
Nenhum |
Permite usar um carro mais baixo sem que raspe muito no chão. |
Menos frente e traseira |
Nenhum |
Carro pode raspar no chão mais fácil. |
19 – ALTURA |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Mais na frente |
Sai mais de frente em curvas rápidas. |
Fundo vai raspar menos no asfalto. |
Menos na frente |
Sai mais traseira em curvas rápidas |
Fundo vai raspar mais no asfalto. |
Mais na traseira |
Sai mais traseira em curvas rápidas. |
Fundo vai raspar menos no asfalto |
Menos na traseira |
Sai mais de frente Curvas rápidas. |
Fundo vai raspar mais no asfalto. |
Mais na frente e traseira |
Neutro |
Nenhum |
Menos na frente e traseira |
Neutro |
Nenhum |
20 – BARRA ESTABILIZADORA |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
+ Endurecer dianteira |
Carro sai mais de frente. |
Diminui o Grip em pistas onduladas; Gasta mais pneu; Carro mais arisco. |
– Amolecer dianteira |
Carro sai mais de traseira; entra melhor nas curvas. |
Aumenta o Grip em pistas onduladas; Gasta menos pneu; Carro mais previsível. |
+ Endurecer traseira |
Carro sai mais de traseira. |
Diminui o Grip saindo das curvas e em pistas onduladas; Gasta mais pneu; Carro mais arrisco. |
– Amolecer traseira |
Carro sai mais de frente; Sai melhor das curvas. |
Aumenta o Grip em pistas onduladas; Gasta menos pneu; Carro mais previsível. |
+ Endurecer dianteira e traseira |
Neutro |
Diminui o Grip saindo das curvas e em pistas onduladas; Gasta mais pneus; Carro mais arrisco. |
– Amolecer dianteira e traseira |
Nenhum |
Carro pode ficar raspando no asfalto; Aumenta o Grip em pistas onduladas; Gasta menos pneu; Carro mais previsível. |
21 – CONVERGÊNCIA |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Mais na Frente |
Nenhum |
Melhor entrada de curva; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta. |
Menos na Frente |
Nenhum |
Prejudica a entrada de curva; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta. |
Mais na Traseira |
Nenhum |
Melhor estabilidade; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta. |
Menos na Traseira |
Nenhum |
Prejudica a estabilidade; Gasta mais pneu; Menos velocidade em reta. |
22 – SIMÉTRICO |
Mudança |
Efeito no balanço do carro |
Outros efeitos |
Sim |
Nenhum |
Os ajustes são iguais as quatro rodas. |
Não |
Nenhum |
Os ajustes podem ser feitos individualmente em cada roda. |
Curtir isso:
Curtir Carregando...