Dicas para Oval

Primeiramente deve se ter em mente que um circuito oval ou semi-oval possui pouquíssima área de escape ou nenhuma o que o torna muito mais perigoso que um circuito misto. Qualquer movimento brusco de ultrapassagem e defesa pode avacalhar sua corrida e também a de todos os outros competidores. Ter paciência é fundamental para que se chegue ao final do evento com totais chances de brigar pela vitória sem ser desleal, mas na maioria das vezes a afobação e falta de treino mancha a corrida do piloto que gosta de “ir para as cabeças” não respeitando seus adversários.

Para melhorar a experiência de pilotagem em ovais e semi-ovais, elencamos alguns tópicos importantes que se seguidos o deixará mais preparado para a maioria das situações:

  1. Pilote com cuidado, tenha em mente que todos treinaram e desejam chegar ao final da corrida.
  2. Pratique antes de cada etapa como forma de aprender o traçado (mesmo sendo offline e os acessos ao PIT).
  3. Quando for ultrapassar tenha extremo cuidado, faça notar sua intenção e não force a ultrapassagem.
  4. Use o espelho virtual para controlar sua posição em relação à pista e outros carros.
  5. Caso rode na pista tente retirar seu o carro o mais rápido possível, se isto não for possível fique imóvel e espere uma oportunidade para retornar.
  6. PACIÊNCIA deve ser o nome do jogo.
  7. Esteja ciente das suas limitações e do limite que pode chegar, quando somos mais lentos às vezes acabamos segurando demais quem vem rápido, “pura teimosia”, pois, o prejudicado é quem faz isso, seja racional!

Largada

Na volta de apresentação e formação do grid não faça movimentos bruscos para aquecer os pneus, pois é muito fácil perder o controle e colidir com outro oponente. O “Brake Test” deve ser evitado a todo custo.

Para de evitar acidentes logo na largada, a formação de fila dupla para o alinhamento dos carros é o mais indicado e a velocidade a ser mantida pelo ponteiro deve ser equivalente a do safety car. O piloto ponteiro deve a todo custo evitar ultrapassar o safety car antes de o mesmo se encaminhar para o pit.

Relargada

O piloto pode aquecer os pneus ziguezagueando, contanto que não tenha nenhum oponente ao lado. O “Brake Test” deve ser evitado a todo custo.

Por questão de segurança contra colisões e punições as relargadas devem acontecer com os carros posicionados em “Fila Indiana”. O piloto ponteiro deve a todo custo evitar ultrapassar o safety car antes de o mesmo se encaminhar para o pit.

O piloto jamais deve utilizar-se de “Jump Start” (JS) para ganhar velocidade nas relargadas e ultrapassar o oponente que vai a frente.

Bandeira Amarela

A desaceleração dos carros deve ser imediata. Evite acionar os freios sob risco de causar acidente.

Em muitos ovais e semi-ovais o piloto deve entrar no pit pela reta principal e sair pela reta oposta evitando possíveis incidentes.

Evite ficar na mesma linha do carro da frente. Isso fará com que você tenha um espaço maior para reagir caso o piloto da frente tenha que frear bruscamente evitando assim qualquer acidente em bandeira amarela.

Punições como “Drive Through” e “Stop and GO” não podem ser pagas em bandeira amarela.

O Lucky Dog é aplicado ao primeiro piloto que está em volta de desvantagem. Ele tem o direito de durante a bandeira amarela, dar uma volta completa na pista passando inclusive o pace car e se posicionar atrás do ultimo piloto que estiver na volta do líder. Assim ele fica na volta do líder.

Bandeira Verde

Deve-se utilizar a reta oposta para entrada e saída do pit a fim de evitar acidentes.

Retardatários não são obrigados a ceder ultrapassagem, porém assume-se o risco de provocar acidente.

Se mantenha numa mesma trajetória, seja a trajetória ideal da pista (parte externa) ou interna. Sabendo manter a trajetória dificilmente ocorrerão acidentes, pois é na mudança delas que a maioria ocorre.

Evite fazer “3 Wide” em curvas ou retas, pois quase sempre ocasiona acidentes. Portanto se você ver dois pilotos à sua frente disputando posição deixe a disputa se definir para depois poder ultrapassar.

Ultrapassagens devem ser feitas preferencialmente nas retas. No caso de Indianápolis as ultrapassagens nas curvas devem ser evitadas por causa do ângulo aproximado de 45 graus. Naturalmente o piloto que vem por fora fecha o piloto que vem por dentro para obter a maior velocidade possível e é ai que acontecem à maioria dos acidentes com pilotos sem experiência. Na dúvida, não arrisque tangenciar a curva por dentro, pois, você corre um grande risco de ser tocado e pior, terá de desacelerar o carro para entrar na curva adequadamente o que o fará perder posições rapidamente.

Fechar a porta em um circuito oval é muito perigoso e mais ainda para quem fecha, pois, o risco do outro piloto te tocar e te jogar no muro são enormes.

Termos Técnicos

Race back to the line (RBTTL) acontece da seguinte forma. É acionada a bandeira amarela, porém a corrida continua com disputa por posições ate a linha de chegada. A partir desta, mantém-se a ordem atrás do Pace Car.

Double file restart (DFR) é uma segunda fila de carros que se forma na linha de dentro da pista. Essa fila é formada por carros que estejam com volta de desvantagem. Os outros carros que estão na volta do líder se mantêm na fila à direita respeitando as posições.

Lucky Dog (LD) é aplicado ao primeiro piloto que está em volta de desvantagem. Ele tem o direito de durante a bandeira amarela, dar uma volta completa na pista passando inclusive o pace car e se posicionar atrás do ultimo piloto que estiver na volta do líder. Assim ele fica na volta do líder.

Tatuzar é ato de se posicionar na parte interna das retas logo que sair de uma curva buscando quebrar o vácuo gerado ao oponente.  Se você for para a parte de dentro da pista no meio da reta porque um piloto colocou por dentro você o estará fechando. Tatuzar tem suas vantagens e desvantagens. Uma das vantagens é que você dificulta a ultrapassagem do piloto de trás e a desvantagem é que alem de aumentar o risco de acidentes seus pneus gastarão mais rápido do que os do piloto de trás.

Jump Start (JS) é quando um piloto deixa uma distância para o piloto da frente e segundos antes de ser acionada a bandeira verde ele acelera para ganhar vantagem e ultrapassar o piloto da frente. Geralmente este fato é tratado como trapaça.

Days of Thunder (DOT ) é quando um piloto vê um acidente a sua frente e em vez de reduzir que é o certo, ele continua acelerando.

3 Wide é quando 3 pilotos ficam lado a lado na pista, seja nas retas ou curvas em uma disputa por posição.

Brake Test é um teste de freio, também conhecido como verificação de freio, ocorre quando um piloto freia deliberadamente com muita força na frente de outro piloto fazendo com que este desvie ou reaja rapidamente para evitar um acidente.

Drive Through o piloto punido deve entrar no pit Lane (box), dirigir por ele respeitando o limite de velocidade, e voltar a participar da corrida, sem precisar parar.

Stop and Go o piloto deve parar em sua área de boxes por, pelo menos, 10 segundos antes de voltar à corrida.

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