O que é AV?

Truck 2013 caruaru

O primeiro passo para ingressar no AV (automobilismo virtual) é ter o equipamento apropriado. Já imaginou tentar correr em um computador limitado, com uma internet que só te derruba e usar teclado para virar o volante? Claro que esta seria uma experiência mais traumática do que prazerosa, então vamos deixar tudo pronto para que sua estreia seja a melhor possível.

O simulador “Fórmula Truck Simulator 2013” não é um monstro comedor de memória. Lançado em 2013, ele pede requisitos mínimos bastante aceitáveis, menores do que os games mais atuais. Porém estamos falando de uma atividade multiplayer online, onde você competirá contra 30 carros, trocando informações de espaço e tempo constantemente, e isso é o que mais exige performance.

Computador

Começando então pelo computador que utilizará. Preferencialmente um PC (desktop). Isso porque Notebooks geralmente possuem processadores menos potentes, placas de vídeo onboard (nunca recomendadas), e claro, tela menor. Por mais que um Notebook seja potente, ainda tem a desvantagem de haver menor capacidade de manter temperaturas ideais, e o superaquecimento pode gerar travadas.

Em termos técnicos de requisitos, para não passar aperto é necessário um processador de dois núcleos (Dual Core), mais 2GB de memória RAM, com uma placa de vídeo de 512MB, e cerca de 10GB de espaço em disco. O simulador permite configurar graficamente a qualidade da imagem e texturas, portanto esta exigência é flexível. Para simuladores mais atuais você irá precisar de um computador mais potente.

Internet

Sua conexão de internet também precisa estar em dia. E convenhamos, no Brasil isso não é muito fácil. Recomendamos conexões a cabo ou telefonia, e manter distância das 3G, Rádio e outras tranqueiras sem fio. Utilize sempre a conexão mais direta possível, sem roteadores, divisores de gato ou remendos.

A velocidade ideal mínima de internet fica na casa dos 1MB/300K. Atente-se sempre ao segundo valor, que define o upload de sua conexão. Mais do que um download potente, é preciso enviar os dados para o servidor, e com um upload menor do que 300K isso pode lhe gerar problemas. Geralmente as operadoras de internet escondem este número de upload, por pura sacanagem, e talvez por vergonha.

Controladores

Agora a parte mais interessante: o controlador. Ninguém dirige carros na rua através de um teclado ou joystick, isso pelo fato de serem controles digitais. Com um teclado você viraria as rodas de uma vez, ou então aceleraria e faria frenagens sem progressão nenhuma, provavelmente causando barbaridades a cada esquina. E nas pistas então, onde é exigido o máximo de precisão?

Assim se faz necessário um volante e pedais. Desta forma você conseguirá simular a realidade, e este é o maior barato de todos. Os melhores volantes são aqueles que dispõe de “force feedback”, o sistema de força no volante que lhe faz sentir as ondulações, o contrapeso do carro e cada reação por ele proporcionada.

Os valores variam, e você tem diversos modelos que se adaptem a sua condição. Se você é apaixonado por velocidade e tem condições de adquirir um bom volante, não perca tempo com os modelos mais básicos.

Fonte: F1BC