LPVW BRASIL Entrevista FRANCO ALVAREZ

Postado em Atualizado em

Mais conhecido no mundo do Automobilismo Virtual como “Argentino Voador”, Franco Alvarez prestes a completar 16 anos comenta um pouco de sua experiência no mundo do AV.

Foto Franco

Quarto colocado no último campeonato de fórmula truck da liga e campeão por equipes juntamente com seu companheiro de equipe Eduardo Buís, Franco Alvarez vem com sede por vitórias e promete não deixar fácil a disputa pelas primeiras posições ao final das corridas no atual campeonato em que compete e que até então vem na quarta posição na classificação de pilotos após 1ª etapa realizada no Autódromo Vírgilio Távora-CE.

A LPVW BRASIL abre sua série de entrevistas conversando um pouco com o jovem piloto Argentino que vem dando shows de pilotagem por onde compete.

 

LPVW: Há quantos anos você participa do automobilismo virtual?

Franco Alvarez: Jogando online 1 ano e 3 meses, off line há um pouco mais de tempo.

 

LPVW: No total quantos campeonatos você já participou?

Franco Alvarez: Participei de 8 campeonatos.

 

LPVW: Quando foi sua primeira experiência com o Automobilismo Virtual?

Franco Alvarez: Minha primeira experiência com o automobilismo virtual foi na liga FTruck AV organizada pelo Filipe Sampaio, no traçado misto de Curitiba. Uma corrida onde não tive a sorte de principiante e consegui chegar na 10ª posição com 21 caminhões no grid.

 

LPVW: Como foi conquistar sua primeira vitória no Automobilismo Virtual?

Franco Alvarez: Conquistar minha primeira vitoria no automobilismo virtual foi algo sensacional, principalmente a primeira vez, já que tirei um peso das costas e consegui dar o melhor de mim.

 

LPVW: É muito diferente pilotar um truck a carro de turismo?

Franco Alvarez: A resposta sem duvida é sim, no truck você precisa de uma técnica pra tracionar, entrar nas curvas, sair delas e no turismo também, mas o truck tem algo que faz dele especial, que é aquela coisa de andar a 230 km/h em cima de um veículo de 4 toneladas e meia.

 

LPVW: Pretende ainda competir na categoria truck?

Franco Alvarez: Sim com certeza, pois, é uma das melhores categorias do automobilismo virtual e que exigem muita técnica do piloto.

 

LPVW: Como deve ser a dedicação para quem quer se tornar um piloto no Automobilismo Virtual?

Franco Alvarez: A dedicação é algo muito importante pra quem quer se tornar piloto do AV até por que ninguém chega ganhando tudo, você precisa treinar forte, melhorar constantemente, aprender a fazer voltas rápidas, aprender a manter um ritmo, aprender a poupar equipamento… Tudo isso não se consegue da noite para o dia, se consegue mostrando dedicação e melhoras ao longo do tempo.

 

LPVW: Qual o futuro do Automobilismo Virtual com o fim da Internet ilimitada no Brasil?

Franco Alvarez: Isso é algo que não tem resposta ainda, mas não vai ser nada positivo ter que deixar de jogar ou parar de treinar porque o limite de banda do plano contratado está se esgotando. Downloads de jogos, download de mods e afins vão afetar diretamente a manutenção dos servidores de ligas do automobilismo virtual de um jeito negativo. Por exemplo, aqui na Argentina nós contratamos um plano de internet e recebemos velocidade de conexão maior e sem limite de dados, isso com certeza faz toda a diferença.

 

LPVW: O Automobilismo Virtual é bem difundido na argentina?

Franco Alvarez: O automobilismo virtual é muito bem difundido neste país, a maior liga do Automobilismo Virtual Argentino tem o apoio das marcas oficias das principais categorias do país, alem disto tem muita liga com poucos recursos que fazem um esforço impressionante só pela paixão de jogar entre amigos.

 

LPVW: Muitos dizem que as disputas no Automobilismo Virtual argentino são mais acirradas que no brasileiro, você concorda?

Franco Alvarez: Concordo, já que no automobilismo virtual argentino uma manobra tal como um porta a porta e muito bem visto, às vezes elogiado, mas esse tipo de manobra que tem contatos entre os carros são mal vistos no automobilismo virtual brasileiro, alem de muitas outras manobras do tipo. Os argentinos tem aquela mania de, “se eu tenho só um pouco de equipamento vou pra acima com tudo”, o que as vezes acaba em finais incríveis de corrida ou em toques que frustram a corrida de qualquer um.

 

LPVW: Em sua opinião as ligas dão o suporte necessário a quem quer entrar no Automobilismo Virtual?

Franco Alvarez: Em minha opinião não, já que quem começa é quase obrigado a se desenvolver sozinho ou com apoio das equipes que estejam à disposição e ou de pilotos fortes que vejam que o cara se esforça e merece a ajuda. Por exemplo, no meu caso eu comecei a me desenvolver rapidamente graças às ajudas de grandes pessoas, como Filipe Sampaio, Jhonatan Saibel, Eduardo Buís, entre outros.

 

LPVW: Ter um companheiro de equipe ajuda no seu desenvolvimento como piloto ou na maioria das vezes atrapalha?

Franco Alvarez: Sim, ter um companheiro de equipe ajuda muito nesta hora. Por exemplo, Eduardo Buís que é meu companheiro de equipe na categoria F-Truck PRÓ tem a paciência de assistir meu onboard, de me dar dicas todos os dias, de me ensinar como fazer manobras de ultrapassagem e defesa na pista, de me apoiar moralmente quando as coisas não vão bem e eu faço uma corrida abaixo do esperado.

 

LPVW: Com relação à família, o que seus pais pensam a respeito de seu empenho e o fato de passar horas em frente ao computador treinando?

Franco Alvarez: Essa pergunta e bem difícil, já que eles não gostam que eu esteja tanto tempo na frente de um computador, mas em contra partida até gostam por ser algo mais seguro e tranquilo de fazer do que ficar na rua o dia todo, e alem disso eu não gosto de jogar jogos de tiro e ficar xingando e batendo em tudo. Eu gosto mesmo é de jogos de simulação de corridas que são a minha paixão desde garoto e o mais incrível é de poder competir em alto nível com outras pessoas que tem a mesma paixão que eu por este maravilhoso esporte.

 

LPVW: Quais as suas perspectivas para os próximos campeonatos da liga?

Franco Alvarez: Minhas perspectivas para os próximos campeonatos da liga é ter sempre o grid que caracteriza a mesma, que a organização continue com seu ótimo trabalho e trazendo mais novidades para o automobilismo virtual, que as corridas continuem tendo o tempo todo disputas e pegas impressionantes e que principalmente o ambiente continue harmônico entre as pessoas e competidores onde possamos conversas assuntos alem dos jogos.

 

HISTÓRICO DO PILOTO

8º LUGAR no Ranking de Pilotos da Liga

NOME: Franco Alvarez
PAÍS: Argentina
CAMPEÃO: 0
TEMPORADAS: 3 Pontos HVP: 9
GP’S: 18 PÓDIUM: 7
VOLTA RÁPIDA: 4 VITORIA: 3
POLES: 4 PONTOS: 460

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.